História

<

retro

Organizado há quatro décadas por alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, o COMUABC – Congresso Médico Universitário do ABC – é considerado um dos maiores do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 40 anos, já recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais de saúde, como palestrantes ou membros de comissões avaliadoras.

A primeira edição aconteceu por iniciativa de dois ex-alunos de nossa faculdade, após terem um primeiro contato com o Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Taubaté, que ousaram e lutaram para que a mesma ideia fosse implantada no ABC. Atualmente, os fundadores do COMUABC são membros do corpo docente de nossa faculdade, o Doutor Celso Fernandes Batello, o primeiro presidente, e o professor assistente da disciplina de neurologia Doutor Marco Prist, primeiro vice-presidente. E essa organização do COMUABC, que é feita somente por alunos da faculdade, continua até os dias de hoje. É com muita vontade e comprometimento que os alunos do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC se engajam nessa tarefa trabalhosa e ao mesmo tempo muito recompensadora.

Durante todos estes anos, o Congresso Médico Universitário do ABC contou com a presença de palestrantes ilustres, como Dr. Albert Sabin, Dr. Ivo Pitanguy, Dr. Adib Jatene, Dr. Eneas Carneiro, Dr. Geraldo Alckmin, Dr. Drauzio Varella, Dr. Andrew Victor Shally, Dr. David Uip, Dra Molly Cooke, Dr. Miguel Nicolelis e Dr. Miguel Srougi, responsáveis por aumentar a cada ano o prestígio do evento.

Durante uma semana, são realizados cursos práticos e de imersão, palestras, painéis e apresentações de trabalhos científicos, atualizando os congressistas com o que há de mais novo em pesquisa e atuação médica. O congresso estimula os acadêmicos a aprofundarem seus conhecimentos nas mais diversas áreas da Medicina e incentiva a pesquisa científica na graduação. Para isso, o COMUABC oferece aulas teóricas, treinamentos práticos e mesas redondas – formas diversas com o mesmo objetivo: cativar o interesse dos estudantes.

A diretoria da 42ª edição trabalha para que, mais uma vez, o congresso tenha seu merecido reconhecimento e continue fazendo jus ao brilhante caminho que o COMUABC percorreu até hoje.