Normas Monografia

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NORMAS CATEGORIA MONOGRAFIA (ORAL)

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

Para submeter um trabalho é obrigatório que todos os seus autores, inclusive os orientadores, estejam inscritos no 43o Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC). As inscrições devem estar validadas mediante o pagamento, o qual deverá anteceder no mínimo três dias úteis a submissão do resumo.

As inscrições de iniciarão no dia 16 de Abril de 2018, às 14:00.

 

Nesta categoria, serão aceitos resumos escritos de trabalhos que serão apresentados na forma de apresentação oral. Os resumos devem ser enviados até a data limite de 06 de Maio de 2018, às 17:00. A aceitação estará condicionada ao julgamento da Comissão Científica e os resultados serão comunicados no site do COMUABC e nas redes sociais a partir de 20 de Junho de 2018.

 

Prazo de submissão do resumo: 16 de Abril até 06 de Maio.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Serão aceitos trabalhos com no máximo oito integrantes, sendo todos acadêmicos de medicina em exercício. Além dos integrantes, o trabalho deve apresentar no máximo três orientadores, sendo apenas um orientador e os demais co-orientadores (orientadores podem ser médico, médico residente ou outro profissional da área da saúde).

O aluno pode ser co-autor de ilimitado número de trabalhos dentre todas as categorias. Mas pode apresentar em apenas uma categoria.

Não será permitida a inclusão ou a substituição de qualquer autor do trabalho após sua inscrição.

Para os trabalhos que necessitarem, é obrigatória a aprovação de algum Comitê de Ética em Pesquisa (Humana ou Animal), bem como sua anexação ao envio do trabalho.

A ficha de inscrição está disponível neste site. É necessário informar o nome dos autores, com respectivos CPF, um e-mail e um número de telefone/celular para contato.

A ordem dos nomes deve referir à participação dos autores no trabalho, sendo os primeiros nomes referentes aos acadêmicos, seguidos pelos dos colaboradores e, por fim, orientadores.

A ordem da inscrição dos autores do trabalho no site do COMUABC não está relacionada com a apresentação oral. Por exemplo, o primeiro aluno inscrito não será necessariamente o apresentador.

 

NATUREZA

Trata-se de uma dissertação sobre um mesmo assunto da ciência realizada com profundidade em intensa pesquisa bibliográfica. É tido como um dos principais textos científicos, assemelhando-se aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em que se faz um estudo minucioso com objetivos de esgotar determinado assunto atual, com objetividade e originalidade, acarretando em importante contribuição para os conhecimentos científicos.

 

A Monografia é um trabalho científico de revisão de literatura, sendo que qualquer tipo de envolvimento ou inclusão direta de pesquisa de campo, dados médicos ou experimentais, desclassificam o trabalho dessa categoria, pois não se tratará mais de uma revisão bibliográfica pura.

 

 

 

SELEÇÃO DOS RESUMOS

A Comissão Avaliadora do COMUABC irá avaliar TODOS os resumos enviados dentro do prazo especificado no site oficial do Congresso.

 

Serão selecionados para a apresentação oral os 8 (oito) melhores resumos.

 

Caso o resumo seja selecionado para defesa em apresentação oral, o conteúdo total do trabalho escrito deverá será entregue para o Departamento de Trabalhos Científicos do COMUABC, seguindo as exigências e orientações a seguir no item ENVIO DE MATERIAL.

 

A Banca Examinadora a qual irá julgar a defesa de cada monografia, levando em consideração a qualidade do resumo, da apresentação oral, da edição do material e das respostas aos questionamentos.

 

 

ENVIO DE MATERIAL

O trabalho deverá ser submetido no site do COMUABC no formato pdf, com a estrutura e formatação mencionadas acima.

Vale ressaltar que NENHUM MATERIAL DEVE CONTER IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DO GRUPO.

 

O material deverá ser submetido no site do COMUABC em duas fases:

 

 

Se o trabalho for aprovado, deverá ser submetido novamente.

 

 

 

ESTRUTURA DO RESUMO/ABSTRACT

Os resumos devem ser enviados exclusivamente pelo site oficial do COMUABC, devendo ser inscritos em suas respectivas categorias e preenchidas todas as informações requisitadas na página de inscrição, cada uma em seu espaço específico, inclusive o Título, Título em inglês, Resumo (2400 caracteres, incluindo espaços, apenas em Português), Palavras-Chave (quantidade limite de quatro), Abstract (2400 caracteres, incluindo espaços), Keywords (palavras-chave em inglês). Caso ultrapasse o limite de caracteres, o texto é interrompido pelo programa do site e a compreensão do resumo por parte dos avaliadores estará prejudicada. É responsabilidade do aluno confirmar a estrutura do resumo enviado.

 

O texto deve ser digitado de forma contínua (sem parágrafos), contendo no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços, os quais devem ser redigidos respeitando-se as seguintes exigências:

 

O resumo deverá ser objetivo, conciso e dividido em:

As PALAVRAS-CHAVE ou DESCRITORES devem ser inclusos no local delimitado na quantidade limite de quatro. As palavras-chave caracterizam o seu artigo e permitem que ele seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o artigo. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na Web um artigo semelhante ao seu.

Há dois catálogos para a escolha dos termos: um nacional, o Descritores em Ciências da Saúde-DeCS (http://decs.bvs.br) e um internacional, o Medical Subject Heading-MeSH (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).

O Abstract, versão do Resumo em inglês, deve vir em seguida e intitulado, com no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços. Por uma questão de coerência, ele deve possuir tamanho e significado compatíveis com o resumo. Não pode haver divergência entre eles. Além disso, o abstract não deve ser apenas uma tradução literal ou convencional do resumo, mas sim uma tradução científica, com a tradução precisa dos termos e expressões técnicas.

Os descritores devem ser referidos aqui como KEYWORDS, também traduzidos cientificamente e no limite de quatro.

É proibida a identificação dos autores em qualquer parte do resumo, incluindo a primeira página. Qualquer tipo de identificação levará o trabalho à desclassificação.

 

Observação: os NOMES DOS AUTORES E ORIENTADORES em sua ordem e o TÍTULO do trabalho não poderão ser alterados. Esses dados deverão ser preenchidos no momento da submissão. Caso o trabalho seja aprovado para a segunda fase, os campos para tais dados já estarão completos com o que foi escrito na primeira fase. Sendo assim, eventuais erros devem ser comunicados à equipe do DTC para que sejam corrigidos antes do envio dos resumos à Revista do COMUABC.

 

 

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

Os trabalhos devem ser submetidos como um documento em pdf, com no máximo 20 páginas.

 

A estrutura geral compreende os seguintes elementos:

 

 

 

 

Observação:

OS NOMES DOS AUTORES, ORIENTADORES E DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NÃO DEVEM CONSTAR EM QUALQUER PARTE DO ARQUIVO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

 

GERAL:

Recomenda-se a digitação com o texto de letra Arial tamanho 12 (Microsoft Office Word®) em cor preta para todo o texto com exceção de citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas, que devem ser digitadas em tamanho menor e padronizadas entre si. Além disso as ilustrações podem ser coloridas.

 

MARGEM:

As folhas devem apresentar margem superior esquerda de 3 (três) centímetros, e inferior e direita de 2 (dois) centímetros.

 

ESPAÇAMENTO: Espaçamento entre linhas 1,5 centímetros para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para:

 

Os títulos das seções devem começar na parte superior da folha e ser separados do texto que o sucede da mesma forma que os títulos das subseções devem ser separados do texto que os sucede, isto é, por dois espaços 1,5 entrelinhas.

 

PAGINAÇÃO:

Todas as folhas do trabalho, a partir da Folha de Rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas somente numeradas a partir da primeira do folha da parte textual. A numeração deve ser feita com números arábicos, no canto superior direito da folha a 2 (dois) centímetros a partir da borda superior, ficando o último algarismo a 2 (dois) centímetros da borda direita da folha. Se houver Apêndices e/ou Anexos, suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua, com sua paginação dando sequência a do texto principal.

 

ILUSTRAÇÕES E TABELAS:

Qualquer que seja o tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, entre outros) sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra designative (“figura”, “imagem”, “gráfico”, etc), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos do respectivos título ou legenda explicativa de forma objetiva e breve (dispensando consulta ao texto) e da fonte. As mesmas exigências se aplicam às tabelas.

 

 

APRESENTAÇÃO ORAL

A apresentação dos trabalhos seguirá a ordem alfabética. Caso o grupo precise alterar sua posição na ordem de apresentação, ele deve informar os coordenadores gerais do DTC até o dia 06 de agosto de 2018. Não serão feitas mudanças requisitadas após essa data.

 

Os autores dos trabalhos selecionados deverão comparecer à sala de apresentação com vinte minutos de antecedência ao horário de início das apresentações orais para transferirem os arquivos de suas conferências ao computador da sala, evitando perda de tempo entre uma apresentação e outra. Se o aluno não fizer esse procedimento, o tempo gasto na transferência do arquivo será descontado de sua apresentação. É de responsabilidade do aluno se ater a compatibilidade do vídeo com o aparelho disponível pelo COMUABC

 

O DTC não se responsabiliza por incompatibilidade tecnológica entre o arquivo do apresentador e o computador da sala, cabendo ao aluno testá-la com antecedência. Se for necessário, é de responsabilidade do grupo levar MacBook.

 

O acadêmico apresentador, de preferência sendo o autor principal do trabalho, terá dez (10) minutos para apresentação oral da Monografia e mais quinze (15) minutos para respostas ao questionamento da Banca, totalizando vinte e cinco (25) minutos. Caso haja extensão do tempo estipulado, o aluno não será interrompido, porém, assessores do DTC o informarão do tempo restante e os minutos que ultrapassarem do tempo pré-estabelecido serão critério de desempate, prejudicando a nota final do trabalho. A banca receberá a orientação do tempo limite, entretanto, não será interrompida durante os comentários caso haja extrapolação dos minutos.

 

Os demais autores não poderão se manifestar durante a apresentação, podendo se juntar ao apresentador durante o questionamento da Banca Examinadora, para com ele responder às questões dirigidas ao grupo. Vale frisar que o professor-orientador não poderá se manifestar em nenhum momento, nem na apresentação, nem frente às perguntas.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os principais critérios avaliados no trabalho escrito serão:

 

 

Se necessário, serão usados como critérios de desempate os dois primeiros itens respectivamente. Exceto para a categoria Ciências Sociais e Humanas, na qual os critérios de seleção serão: Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

 

 

Os principais critérios avaliados na apresentação oral serão:

 

A escolha dos melhores trabalhos fica a critério da Banca Examinadora, cuja opinião é soberana sobre quaisquer notas numéricas, desde que o trabalho se adeque às normas pré-estabelecidas.

 

 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

O trabalho será desclassificado se:

 

 

 

Essa regra se aplica apenas ao COMU ABC, isso significa que o trabalho pode ter sido apresentado em outros Congressos antes da data da apresentação no COMU;

 

Por exemplo, trabalhos realizados por alunos e apresentados pelos mesmos em outros Congressos, diferentes do COMUABC serão aceitos sem desconto de notas. Porém, aqueles que foram feitos e apresentados por profissionais da área da saúde sem participação de alunos serão julgados pelo Departamento de Trabalhos Científicos e pela Comissão Científica e, assim, serão desclassificados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qualquer outro item não explícito acima será avaliado pela Banca Examinadora e pela Comissão Científica auxiliadora do DTC, sendo soberana a opinião da equipe do congresso, sempre baseada no Código de Ética Médica e no Código de Ética do Estudante de Medicina.