Simpósio

<

Instruções para o Simpósio de Iniciação Científica

Prezados Alunos,

Este evento tem por objetivo a apresentação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica para os demais alunos e professores da Instituição e para uma banca de avaliadores externos. A participação é obrigatória a todos os alunos matriculados do programa de Iniciação Científica da FMABC, mas também é aberta aos demais alunos da FMABC.

Para participar do Simpósio os alunos deverão entregar o resumo de seu trabalho de Iniciação Científica, salvo em CD, no formato Word, na secretaria da pós-graduação, até o dia 08/06/2018. O resumo deverá seguir as especificações abaixo:

FORMATAÇÃO DO RESUMO PARA SIMPÓSIO

O resumo deve ser feito utilizando fonte Times New Roman (ou Arial) tamanho 12 e deve conter os seguintes itens (cada item inicia um novo parágrafo):

Título

Nome completo de todos autores na ordem que deverá ser publicada (o aluno deverá ser o primeiro autor e o orientador oficial o último, os demais coautores ocupam as demais posição da lista)

E-mail do bolsista

Resumo: O texto deve ser digitado de forma contínua (sem parágrafos), contendo no máximo 2400 caracteres (incluindo espaços), não sendo permitida a utilização de gráficos, tabelas ou imagens. Caso ultrapasse o limite de caracteres, o texto será interrompido, impedindo a compreensão pelo leitor. O resumo deverá ser objetivo, conciso e dividido em: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADO E CONCLUSÃO. Estas palavras devem estar em letras maiúsculas e em negrito, conforme escritas acima. A inclusão do tópico DISCUSSÃO fica a critério dos autores do trabalho.

Palavras Chave: As PALAVRAS-CHAVE ou DESCRITORES devem vir em seguida do resumo e na quantidade limite de quatro. As palavras-chave caracterizam o seu artigo e permitem que ele seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o artigo. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na Web um artigo semelhante ao seu. Há um catálogo para a escolha dos termos em português: os Descritores em Ciências da Saúde-DeCS (http://decs.bvs.br).

Este resumo será publicado na revista científica ABCs health sciences (ISSN impresso 2318-4965, ISSN eletrônico 2357-8114). TEXTOS FORA DE FORMATAÇÃO NÃO SERÃO PUBLICADOS.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os alunos deverão apresentar os resultados de seu projeto no Simpósio de Iniciação científica, que ocorrerá do dia 06 ao dia 10 de agosto de 2018, na FMABC. Os bolsistas devem fazer uma apresentação oral e um pôster com os dados de seu projeto de Iniciação Científica. Os alunos não bolsistas devem apresentar seus trabalhos na categoria pôster (mas podem candidatar-se para apresentação oral).

É obrigatória a presença do aluno durante todo o período do seu dia de apresentação. A participação no Simpósio conta como frequência de aulas.

As datas das apresentações e pôsteres serão divulgadas na primeira semana de agosto por email aos alunos e no site da FMABC.

A apresentação oral deverá conter Título do projeto, Nome do aluno, orientador e demais colaboradores, departamento/disciplina/setor onde o projeto foi desenvolvido, introdução, objetivo, casuística, métodos, número da aprovação do comitê de ética em pesquisa, resultados, discussão, conclusão e apoio financeiro. A aula deverá ser feita em PowerPoint e durar 10 minutos.

O pôster deve conter os mesmos itens da apresentação oral. Sugere-se a seguinte formatação: Título (Fonte calibri 66), autores (Fonte calibri 44), demais itens (Fonte calibri 36).

PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE:

Os demais alunos que quiserem participar do Simpósio como ouvintes (sem apresentação de trabalho), devem se inscrever pelo e-mail iniciacao.cientifica@fmabc.br até 27/07/2018. Aqueles que assistirem a 75% das apresentações do Simpósio receberão certificado de participação.

 

Para mais informações entrar em contato com

Profa. Dra. Denise Maria Christofolini

denise.christofolini@fmabc.br

Coordenadora do Programa de Iniciação Científica Faculdade de Medicina do ABC

Ou pelo e-mail: iniciacao.cientifica@fmabc.br