Temas Livres – Relatos de caso

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NORMAS CATEGORIA RELATO DE CASO – Clínico ou Cirúrgico (PÔSTER)

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

Para submeter um trabalho é obrigatório que todos os seus autores, inclusive os orientadores, estejam inscritos no 43o Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC) e que tenham suas inscrições validadas mediante o pagamento, o qual deverá anteceder no mínimo três dias úteis a submissão do resumo, podendo ser realizado a partir do dia 16 de Abril de 2018, às 14:00.

 

Nesta categoria, serão aceitos resumos escritos de trabalhos que serão apresentados APENAS em pôster. Os resumos devem ser enviados até a data limite de 06 de Maio de 2018, às 17:00. A aceitação estará condicionada ao julgamento da Comissão Científica e os resultados serão comunicados no site do COMUABC a partir de 20 de Junho de 2018.

 

Prazo de submissão do resumo: 16 de Abril até 06 de Maio.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Serão aceitos trabalhos com no máximo oito integrantes, sendo todos acadêmicos de medicina em exercício. Além dos integrantes, o trabalho deve apresentar no máximo três orientadores, sendo apenas um orientador e os demais co-orientadores (orientadores podem ser médico, médico residente ou outro profissional da área da saúde).

O aluno pode ser co-autor de ilimitado número de trabalhos dentre todas as categorias. Mas pode apresentar em apenas uma categoria.

Não será permitida a inclusão ou a substituição de qualquer autor do trabalho após sua inscrição.

Para os trabalhos que necessitarem, é obrigatória a aprovação de algum Comitê de Ética em Pesquisa (Humana ou Animal), bem como sua anexação ao envio do trabalho.

A ficha de inscrição está disponível neste site. É necessário informar o nome dos autores, com respectivos CPF, um e-mail e um número de telefone/celular para contato.

A ordem dos nomes deve referir à participação dos autores no trabalho, sendo os primeiros nomes referentes aos acadêmicos, seguidos pelos dos colaboradores e, por fim, orientadores.

A ordem da inscrição dos autores do trabalho no site do COMUABC não está relacionada com a apresentação oral. Por exemplo, o primeiro aluno inscrito não será necessariamente o apresentador.

 

O trabalho deverá ser submetido no site do COMUABC no formato pdf, com a estrutura e formatação mencionadas acima.

Vale ressaltar que NENHUM MATERIAL DEVE CONTER IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DO GRUPO.

 

O material deverá ser submetido no site do COMUABC em duas fases:

 

 

Se o trabalho for aprovado, deverá ser submetido novamente.

 

 

Todos os resumos enviados serão avaliados pela Comissão Científica do COMUABC, a qual é composta somente por professores da Faculdade de Medicina do ABC, sendo no mínimo três e no máximo cinco responsáveis por cada categoria.

              

Para os trabalhos que necessitarem, é obrigatória a aprovação de algum Comitê de Ética em Pesquisa (Humana ou Animal), bem como sua anexação ao envio do trabalho.

A ficha de inscrição está disponível neste site.

 

SELEÇÃO DOS RESUMOS

A Comissão Científica do COMUABC irá avaliar TODOS os resumos e selecionará os melhores com base no resumo submetido.

 

A quantidade de resumos selecionados para esse tipo de apresentação será de no máximo 15 (quinze) pôsteres por categoria.

 

A escolha da categoria é de responsabilidade dos autores do trabalho. Caso seja submetido na categoria errada, o resumo pode ser desclassificado pela Banca Examinadora se esta considerar trabalho inscrito em categoria incorreta.

 

É proibida a identificação dos autores em qualquer parte do resumo. Qualquer tipo de identificação levará o trabalho à desclassificação.

 

Observação: os NOMES DOS AUTORES E ORIENTADORES em sua ordem e o TÍTULO do trabalho não poderão ser alterados. Esses dados deverão ser preenchidos no momento da submissão. Caso o trabalho seja aprovado para a segunda fase, os campos para tais dados já estarão completos com o que foi escrito na primeira fase. Sendo assim, eventuais erros devem ser comunicados à equipe do DTC para que sejam corrigidos antes do envio dos resumos à Revista do COMUABC.

 

ESTRUTURA DO RESUMO/ABSTRACT

Os resumos devem ser enviados exclusivamente pelo site oficial do COMUABC, devendo ser inscritos em suas respectivas categorias e preenchidas todas as informações requisitadas na página de inscrição, cada uma em seu espaço específico, inclusive o Título, Título em inglês, Resumo (2400 caracteres, incluindo espaços, apenas em Português), Palavras-Chave (quantidade limite de quatro), Abstract (2400 caracteres, incluindo espaços), Keywords (palavras-chave em inglês). Caso ultrapasse o limite de caracteres, o texto é interrompido pelo programa do site e a compreensão do resumo por parte dos avaliadores estará prejudicada. É responsabilidade do aluno confirmar a estrutura do resumo enviado.

 

Não é preciso intitular a página como “Resumo”.

O texto deve ser digitado de forma contínua (sem parágrafos), contendo no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços, os quais devem ser redigidos respeitando-se as seguintes exigências:

 

O conteúdo de todos os textos enviados não poderá fornecer dados que permitam a identificação dos autores. Qualquer tipo de identificação levará o trabalho à desclassificação.

 

O resumo deverá ser objetivo, conciso e dividido em:

As PALAVRAS-CHAVE ou DESCRITORES devem ser inclusos no local delimitado na quantidade limite de quatro. As palavras-chave caracterizam o seu artigo e permitem que ele seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o artigo. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na Web um artigo semelhante ao seu.

Há dois catálogos para a escolha dos termos: um nacional, o Descritores em Ciências da Saúde-DeCS (http://decs.bvs.br) e um internacional, o Medical Subject Heading-MeSH (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).

O Abstract, versão do Resumo em inglês, deve vir em seguida e intitulado, com no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços. Por uma questão de coerência, ele deve possuir tamanho e significado compatíveis com o resumo. Não pode haver divergência entre eles. Além disso, o abstract não deve ser apenas uma tradução literal ou convencional do resumo, mas sim uma tradução científica, com a tradução precisa dos termos e expressões técnicas.

Os descritores devem ser referidos aqui como KEYWORDS, também traduzidos cientificamente e no limite de quatro.

 

Trabalhos que descumprirem QUAISQUER normas poderão ser desclassificados mediante critérios da Comissão Científica.

 

 

CONFECÇÃO DO PÔSTERESTRUTURA GERAL:

O material para exposição deve ter no máximo as seguintes dimensões: 1,00 metro de largura e 1,20 metros de comprimento, caracterizando um pôster de posicionamento vertical.

Os autores devem estar cientes de que nomes/símbolos de grupos participantes, disciplinas ou departamentos, ligas ou sociedades acadêmicas, hospitais ou serviços de saúde envolvidos ficarão expostos no conteúdo do pôster, devendo-se comunicar os referidos setores.

O conteúdo do pôster, tanto a escrita quanto tabelas, gráficos e imagens devem ter qualidade e tamanho suficientes para serem vistos com fácil entendimento a cerca de 3 metros do mesmo, cabendo aos autores a escolha do tamanho da fonte, a qual deve ser do tipo Arial (Microsoft Office Word®).

O título do trabalho deve estar localizado na parte mais superior do pôster e centralizado, estando todo em negrito e letra maiúscula. O início de cada subdivisão (ver abaixo) deve estar em destaque em relação ao texto que a segue (aconselhando-se utilizar negrito e maiúsculo). A disposição das figuras, tabelas e textos fica a critério dos autores, sendo que tabelas e figuras devem possuir legenda.

Não será permitido jogo de luzes ou qualquer outro artefato de iluminação sobre a superfície dos pôsteres, bem como o uso de auto-relevo ou estruturas animadas.

 

Deve-se respeitar a seguinte estruturação:

INTRODUÇÃO: deve relatar de forma clara e objetiva a atual situação do problema a ser questionado ou investigado, devendo-se utilizar referências bibliográficas recentes e/ou dados estatísticos atuais, visando justificar o porquê da escolha do respectivo tema.

 

RELATO DO CASO: deve expor informações referentes a um único paciente, destacando os principais dados da anamnese, exame físico, exames complementares, tratamento e condutas, evolução ou outras informações que os autores julgarem importantes.

 

DISCUSSÃO: deve finalizar a documentação do relato, esclarecendo a raridade do caso e/ou alguma peculiaridade do mesmo, seja na apresentação clínica ou na conduta terapêutica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: devem ser colocadas ao final do trabalho, obrigatoriamente.

 

ENTREGA DOS PÔSTERES:

A entrega dos pôsteres deverá ser feita de 01 a 03 de agosto e no dia 6 de agosto, de acordo com os plantões organizados pelo DTC, no Prédio Central.

Cabe ressaltar que esse horário será seguido IMPRETERIVELMENTE, portanto os pôsteres devem estar confeccionados antes desta data para que possam ser fixados. No período de fixação dos pôsteres a equipe do DTC estará presente no local para eventuais dúvidas.

Os pôsteres expostos passarão por outro critério de exclusão, realizado pela equipe do DTC no momento da fixação dos pôsteres, não permitindo a exposição dos que estiverem fora das normas deste Regulamento. Ou seja, as normas desse regulamento serão levadas em consideração como critérios de exclusão na pré-seleção dos resumos (realizada pela Comissão Científica) e na defesa do mesmo (pela Banca Examinadora).

 

Os autores deverão retirar os pôsteres na sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, das 14:00 às 18:00 e nos  dias estabelecidos pelo DTC após a semana do Congresso. Após os prazos estipulados, o material será destinado à reciclagem.

 

APRESENTAÇÃO:

A apresentação dos trabalhos seguirá a ordem alfabética.
Relembrando: Caso o grupo precise alterar sua posição na ordem de apresentação, ele deve informar os coordenadores gerais do DTC até 06 de agosto de 2018.

Os autores dos trabalhos selecionados deverão comparecer ao local de exposição no horário pré-determinado pela equipe do COMUABC com 20 minutos de antecedência para confirmar a defesa do pôster perante a equipe do DTC. Caso pelo menos um autor não se apresentar com antecedência, o pôster será retirado da exposição e perderá a chance de defesa e apresentação.

O apresentador, que deverá ser obrigatoriamente um autor-acadêmico, terá até cinco (5:00) para a apresentação oral de seu trabalho e outros sete (7:00) minutos para responder ao questionamento da Banca. Caso a Banca Examinadora extrapole o tempo pré-determinado para as perguntas, não será descontada nota do aluno apresentador.

Os demais autores não poderão se manifestar durante a apresentação, podendo se juntar ao apresentador durante o questionamento da Banca, para com ele responder as questões dirigidas ao grupo. Vale frisar que o professor-orientador não poderá se manifestar em nenhum momento, nem na apresentação, nem frente às perguntas, podendo se juntar ao grupo nesse último momento.

Fica proibido o uso de qualquer outro material durante a apresentação que não seja o próprio pôster.

Os demais congressistas presentes no local de exposição poderão acompanhar a defesa dos pôsteres, não podendo realizar qualquer tipo de manifestação.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Os principais critérios avaliados no trabalho escrito serão:

 

 

Se necessário, serão usados como critérios de desempate os dois primeiros itens respectivamente. Exceto para a categoria Ciências Sociais e Humanas, na qual os critérios de seleção serão: Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

 

Os principais critérios avaliados na apresentação oral serão:

 

A escolha dos melhores trabalhos fica a critério da Banca Examinadora, cuja opinião é soberana sobre quaisquer notas numéricas, desde que o trabalho se adeque às normas pré-estabelecidas.

 

 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

 

O trabalho será desclassificado se:

 

Essa regra se aplica apenas ao COMU ABC, isso significa que o trabalho pode ter sido apresentado em outros Congressos antes da data da apresentação no COMU.

Vale ressaltar que se mais de um trabalho for feito a partir de um mesmo relato de caso, todos serão desclassificados;

Por exemplo, trabalhos realizados por alunos e apresentados pelos mesmos em outros Congressos, diferentes do COMUABC serão aceitos sem desconto de notas. Porém, aqueles que foram feitos e apresentados por profissionais da área da saúde sem participação de alunos serão julgados pelo Departamento de Trabalhos Científicos e pela Comissão Científica e, assim, serão desclassificados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qualquer outro item não explícito acima será avaliado pela Banca Examinadora e pela Comissão Científica auxiliadora do DTC, sendo soberana a opinião da equipe do congresso, sempre baseada no Código de Ética Médica e no Código de Ética do Estudante de Medicina.