Dia 15/08/2019

 

HORÁRIO PALESTRA/WORKSHOP LOCAL
MANHÃ
08h00

dulo de Medicina Esportiva

Série de palestras sobre Medicina do Esporte.

Integram o módulo:

– Dr. Navarro, palestrando sobre ortobiológicos (medicina regenerativa). – Dra. Taline Costa, palestra sobre performance e fadiga do atleta.

– João Barboza, fisioterapeuta que ministrará a aula “Retorno gradual de lesões nos esportes –  administrando os riscos”.

Auditório David Uip
08h00

Workshop de Ortopedia: Reconstrução de LCA

Workshop de Ortopedia será uma atividade teórico-prática em que os alunos terão, inicialmente, uma introdução sobre reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior roto. Em seguida, haverá a aplicação prática em um modelo de joelho plástico, permitindo a consolidação da técnica cirúrgica e suas peculiaridades

Dr. Fernando R. Roberto

GC Medical
08h00

Workshop de Gastroenterologia: ENDOSCOPIA

Dr. Claudio Antonio Rufino Gomes Jr

Endoscopia FMABC (prédio central, andar térreo)
TARDE
13h30

Hands On (terceiro dia)

Módulo de Cirurgia de Urgência: realizado pelo Dr. Allison Tsuge, aborda drenagem torácica, traqueostomia, entre outros procedimentos de urgência em porcos, cuja anatomia se aproxima mais do corpo humano!

Módulo de Cirurgia Endovascular: realizado pelo Dr. Afonso Polimanti, pelo Dr. Rafael Furst e pelo Dr. Sidnei Galego, aborda vários procedimentos endovasculares, como sutura e uso de stents, além do uso de um simulador de aneurisma, que torna a experiência muito interessante por se assemelhar muito a realidade da prática médica!

  •  Dr. Rafael Vilhena de Carvalho Fürst: Atualmente é professor colaborador da Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, é coordenador da Residência Médica de Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC e chefe do Serviço de Cirurgia Vascular e do centro cirúrgico do Centro Hospitalar de Santo André. Participa dos módulos de suturas vasculares, punções ecoguiadas e cirurgia endovascular.
  •  Dr. Afonso César Polimanti: Médico assistente da Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC. Participa dos módulos de suturas vasculares, punções ecoguiadas e cirurgia endovascular.
  •  Dr. Allison Takeo Tsuge: Médico especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo. Participa dos módulos de princípios da cirurgia videolaparoscópica e de procedimentos da cirurgia de urgência.
  •  Prof. Dr. Sidnei José Galego: Atualmente é professor Livre Docente da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, médico do hospital de ensino da Faculdade de Medicina do ABC e vice secretário da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular de São Paulo. Participa do módulo de cirurgia endovascular.
Laboratório de Técnica Cirúrgica – FMABC.
13h30

Workshop de Ginecologia e Obstetrícia

As atividades serão divididas em 3 estações teórico-práticas, as quais abordarão assuntos pertinentes a gestação. Os alunos serão divididos em 3 grupos, que irão rodiziar em estações. Na primeira, será feito o exame de ultrassonografia em gestantes convidadas, com acompanhamento do Dr. Eduardo Famá. Em seguida, o Dr. Cícero ministrará uma atividade prática  de mecânica do parto, utilizando  bonecos do laboratório de habilidades práticas. Por último, os alunos farão uma prática de sutura da episiotomia, com acompanhamento de residentes.

Laboratório de habilidades e sala de ultrassom
13h30

Workshop de Oftalmologia

Atividade teórico-prática sobre cirurgia de Catarata ministrada pelo Dr. Fernando Martins de Oliveira e por seus residentes/ auxiliares (nomes a confirmar).

O workshop será realizado em duas partes, sendo que uma delas será em um exclusivo Wet Lab da empresa oftalmológica Alcon, localizado em São Paulo, que possui equipamentos de última geração.

Parte teórica: dia 13/08 (terça-feira)

Sala 05 FMABC

Parte prática: Alcon Experience Center  (Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1681 – 9° Andar, Brooklin – São Paulo) – dia 15/08 no período da tarde

 

13h30

Palestra: desafios das mulheres na Medicina

A expressiva presença feminina na Medicina na atualidade é incontestável. A fim de discutir os desafios e avanços da mulher na Medicina, a palestra reunirá três médicas renomadas em áreas ainda consideradas “masculinas” para contar um pouco das suas trajetórias . As doutoras Junia Shizue Sueoka, Maristela Gomes de Almeida e Fabíola Trocoli Novaes contarão um breve relato de suas vidas profissionais, assim como a percepção sobre ser mulher dentro de suas especialidades. Posteriormente, a atividade será aberta para uma roda de conversa com interação da platéia sobre o tema.

Auditório David Uip