Palavra do Presidente

O Congresso Médico Universitário do ABC, conhecido como COMUABC, é um evento integralmente organizado e pensado pelos alunos do primeiro ao quarto ano da graduação de medicina.

O COMUABC é considerado um dos congressos de maior prestígio de sua categoria na América Latina. Ele se encontra, atualmente, na sua 47ª edição, mas vem crescendo cada vez mais em resposta à dedicação e empenho dos alunos que compõem o comitê de organização. O congresso tem como principal proposta proporcionar aos alunos a experiência de um congresso que abrange temas além do conteúdo ministrado dentro da grade horária padrão, explorando assuntos e temas que aprimoram a formação, não somente acadêmica, mas também pessoal, dos alunos. Além disso, outra proposta do congresso é fomentar e enaltecer a produção científica da faculdade.

Ao decorrer da semana, ocorrem simultaneamente diversos eventos como: palestras, mesas de debates e workshops práticos e teóricos. Além disso, concomitante aos eventos mencionados, ocorre a apresentação dos trabalhos científicos. Os melhores trabalhos de cada categoria, são premiados durante o evento de encerramento, como forma de estimular e prestigiar a produção científica durante os anos da graduação.

É uma honra e um enorme privilégio fazer parte da comissão organizadora deste tão renomado Congresso Universitário, ser capaz de dar continuidade e também fazer parte de mais uma edição do COMUABC, do qual me orgulho tanto. É com enorme prazer e felicidade que o 47º COMUABC será um evento inteiramente presencial, dado o contexto atual da pandemia, porém é de suma importância agradecer as gestões anteriores, em especial as de 2020 e 2021, as quais enfrentaram de forma persistente desafio de adaptá-lo a um novo formato.

Isabel Cruz Presidente do COMUABC
Gabriel Paiva Vice-presidente do COMUABC
Renan Martins Tesoureiro do COMUABC