História

Organizado há 48 anos por alunos do Curso de Medicina do Centro Universitário FMABC, o COMUABC – Congresso Médico Universitário do ABC – é considerado um dos maiores do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 48 anos, já recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais de saúde, palestrantes e membros de comissões avaliadoras.

A primeira edição aconteceu por iniciativa de dois ex-alunos de nossa faculdade após terem um primeiro contato com o Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Taubaté, que ousaram e lutaram para que a mesma ideia fosse implantada no ABC. Dessa forma, os fundadores do COMUABC são os membros do corpo docente da faculdade: Dr. Celso Fernandes Batello, o primeiro presidente, que é co-cordenador da disciplina de medicina integrativa, nutrologia e práticas ortomoleculares, e o Dr. Marco Prist, o primeiro vice-presidente, que é professor assistente da disciplina de neurologia. Essa organização do congresso, que é exclusiva dos alunos da faculdade, continua até os dias de hoje. É com muita vontade e comprometimento que os alunos do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina da FMABC se engajam nessa tarefa trabalhosa e ao mesmo tempo muito recompensadora.

Durante todos estes anos, o COMUABC contou com a presença de palestrantes ilustres, como Dr. Albert Sabin, Dr. Ivo Pitanguy, Dr. Adib Jatene, Dr. Eneas Carneiro, Dr. Geraldo Alckmin, Dr. Drauzio Varella, Dr. Andrew Victor Shally, Dr. David Uip, Dra. Molly Cooke, Dr. Miguel Nicolelis e Dr. Miguel Srougi, responsáveis por aumentar a cada ano o prestígio do evento.

Durante uma semana, são realizados cursos práticos e de imersão, palestras, painéis e apresentações de trabalhos científicos, atualizando os congressistas com o que há de mais novo em pesquisa e atuação médica. O congresso estimula os acadêmicos a aprofundarem seus conhecimentos nas mais diversas áreas da Medicina e incentiva a pesquisa científica na graduação. Para isso, o COMUABC oferece aulas teóricas, treinamentos práticos e mesas redondas – formas diversas com o mesmo objetivo: cativar o interesse dos estudantes.

A diretoria da 48ª edição trabalha para que, mais uma vez, o congresso tenha seu merecido reconhecimento e continue fazendo jus ao brilhante caminho que o COMUABC percorreu até hoje.