Normas Vídeo

NORMAS CATEGORIA VÍDEO

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

Para submeter um trabalho é obrigatório que todos os seus autores, inclusive os orientadores, estejam inscritos no 45o Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC). As inscrições devem estar validadas mediante o pagamento, o qual deverá anteceder no mínimo três dias úteis a submissão do resumo.

As inscrições de iniciarão no dia 13 de Abril de 2020, às 14:00.

Nesta categoria, serão aceitos resumos escritos de trabalhos que serão apresentados na forma de apresentação oral. Os resumos devem ser enviados até a data limite de 20 de Julho de 2020, às 17:00. A aceitação estará condicionada ao julgamento da Comissão Científica e os resultados serão comunicados no site do COMUABC e nas redes sociais a partir de 17 de Agosto de 2020.

➔ Prazo de submissão do resumo: 13 de Abril até 20 de Julho.

➔ O autor deve estar inscrito no COMUABC até 3 dias antes do prazo final de submissão (17/08).

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Serão aceitos trabalhos com no máximo oito integrantes, sendo todos acadêmicos de medicina em exercício. Além dos integrantes, o trabalho deve apresentar no máximo três orientadores, sendo apenas um orientador e os demais co-orientadores (orientadores podem ser médico, médico residente ou outro profissional da área da saúde).

O aluno pode ser co-autor de ilimitado número de trabalhos dentre todas as categorias. Mas pode apresentar apenas um trabalho na categoria.

Não será permitida a inclusão ou a substituição de qualquer autor do trabalho após sua inscrição.

Para os trabalhos que necessitarem, é obrigatória a aprovação de algum Comitê de Ética em Pesquisa (Humana ou Animal), bem como sua anexação ao envio do trabalho.

A ficha de inscrição está disponível neste site. É necessário informar o nome dos autores, com respectivos CPF, um e-mail e um número de telefone/celular para contato.

A ordem dos nomes deve referir à participação dos autores no trabalho, sendo os primeiros nomes referentes aos acadêmicos, seguidos pelos dos colaboradores e, por fim, orientadores.

A ordem da inscrição dos autores do trabalho no site do COMUABC não está relacionada com a apresentação oral. Por exemplo, o primeiro aluno inscrito não será necessariamente o apresentador.

 

NATUREZA

Tratam-se de trabalhos científicos apresentados na forma de imagens em vídeo editado.

 

SELEÇÃO DOS RESUMOS

A Comissão Avaliadora do COMUABC irá avaliar TODOS os resumos enviados dentro do prazo especificado no site oficial do Congresso.

Serão selecionados para a apresentação oral os 8 (oito) melhores resumos.

Será verificada pelo Departamento de Trabalhos Científicos a aprovação pelo Comitê de Ética de cada trabalho submetido a primeira fase. Aqueles que não tiverem comprovado a aprovação, serão desclassificados.

Caso o resumo seja selecionado para defesa em apresentação oral, o conteúdo total do trabalho escrito deverá será entregue para o Departamento de Trabalhos Científicos do COMUABC, seguindo as exigências e orientações a seguir no item ENVIO DE MATERIAL.

A Banca Examinadora irá julgar a defesa de cada trabalho, levando em consideração a qualidade do resumo, da apresentação oral, da edição do material e das respostas aos questionamentos.

 

ENVIO DE MATERIAL

O trabalho deverá ser submetido apenas no site do COMUABC.

Vale ressaltar que NENHUM MATERIAL DEVE CONTER IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DO GRUPO.

O material deverá ser submetido no site do COMUABC em duas fases:

  • PRIMEIRA FASE: envio do RESUMO (como o que está descrito no item “Estrutura do resumo/abstract”) entre os dias 13 de Abril de 2020 e 20 de Julho de 2020, até as 17 horas.

Se o trabalho for aprovado, deverá ser submetido novamente.

  • SEGUNDA FASE: envio do VÍDEO (como o que está descrito no item “Estrutura do Vídeo” a seguir) entre os dias 17 de Agosto de 2020 e 18 de Setembro de 2020, até as 17 horas.

 

ESTRUTURA DO RESUMO/ABSTRACT

Os resumos devem ser enviados exclusivamente pelo site oficial do COMUABC, devendo ser inscritos em suas respectivas categorias e preenchidas todas as informações requisitadas na página de inscrição, cada uma em seu espaço específico, inclusive o Título, Título em inglês, Resumo (2400 caracteres, incluindo espaços, apenas em Português), Palavras-Chave (quantidade limite de quatro), Abstract (2400 caracteres, incluindo espaços), Keywords (palavras-chaves em inglês). Caso ultrapasse o limite de caracteres, o texto é interrompido pelo programa do site e a compreensão do resumo por parte dos avaliadores estará prejudicada. É responsabilidade do aluno confirmar a estrutura do resumo enviado.

Não é preciso intitular a página como “Resumo”.

O texto deve ser digitado de forma contínua (sem parágrafos), contendo no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços, os quais devem ser redigidos respeitando-se as seguintes exigências:

  • O Título (no máximo 200 caracteres, incluindo espaços) é obrigatório e terá um local específico para escrevê-lo, não podendo ser alterado após a data limite anteriormente estipulada;
  • Não será permitida a utilização de gráficos, tabelas ou imagens.

O resumo deverá ser objetivo, conciso e dividido em:

  • INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADO, DISCUSSÃO E CONCLUSÃO.

Estas palavras devem estar em letras maiúsculas e em negrito, conforme escritas acima.

As PALAVRAS-CHAVE ou DESCRITORES devem ser inclusos no local delimitado na quantidade limite de quatro. As palavras-chave caracterizam o seu artigo e permitem que ele seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o artigo. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na Web um artigo semelhante ao seu.

Há dois catálogos para a escolha dos termos: um nacional, o Descritores em Ciências da Saúde-DeCS (http://decs.bvs.br) e um internacional, o Medical Subject Heading-MeSH (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).

O Abstract, versão do Resumo em inglês, deve vir em seguida e intitulado, com no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços. Por uma questão de coerência, ele deve possuir tamanho e significado compatíveis com o resumo. Não pode haver divergência entre eles. Além disso, o abstract não deve ser apenas uma tradução literal ou convencional do resumo, mas sim uma tradução científica, com a tradução precisa dos termos e expressões técnicas.

Os descritores serão referidos no site como KEYWORDS, também traduzidos cientificamente e no limite de quatro.

É proibida a identificação dos autores em qualquer parte do resumo, incluindo a primeira página. Sendo assim, trabalhos identificados serão desclassificados!

Observação: os NOMES DOS AUTORES E ORIENTADORES em sua ordem e o TÍTULO do trabalho não poderão ser alterados. Esses dados deverão ser preenchidos no momento da submissão. Caso o trabalho seja aprovado para a segunda fase, os campos para tais dados já estarão completos com o que foi escrito na primeira fase. Sendo assim, eventuais erros devem ser comunicados à equipe do DTC para que sejam corrigidos antes do envio dos resumos à Revista do COMUABC.

 

ESTRUTURA DO VÍDEO

Instruções sobre o envio:

A ficha de inscrição estará disponível no site do COMUABC e deverá ser preenchida de acordo com as instruções. Para submeter o vídeo, haverá o direcionamento para o site www.sendspace.com, que gerará um link, o qual será enviado ao COMUABC. É importante ressaltar que apenas os professores da Banca Examinadora terão acesso ao vídeo.

O vídeo deverá ser identificado apenas com o nome completo DO TRABALHO, sem qualquer identificação dos autores.

ATENÇÃO: É de total responsabilidade do acadêmico que o vídeo seja compatível com todas as versões do Windows ou qualquer outra especificação técnica.

Instruções sobre a confecção do vídeo:

O vídeo deve ser editado ou formatado em “.wmv” ou “.avi” com duração máxima de 7 (sete) minutos, sendo 5 (cinco) minutos obrigatórios de vídeo e os demais 2 (dois) minutos opcionais para apresentação do caso, ausente de qualquer tipo de narração, já que está será feita pelo acadêmico durante a apresentação do vídeo.

O vídeo poderá conter ferramentas que auxiliem a apresentação, tais como: setas e legendas apenas.

 

APRESENTAÇÃO

A apresentação dos trabalhos seguirá a ordem alfabética. Caso o grupo precise alterar sua posição na ordem de apresentação, ele deve informar os coordenadores gerais do DTC até o dia 19 de outubro de 2020.

Os autores dos trabalhos selecionados deverão comparecer à sala de apresentação com vinte minutos de antecedência ao horário de início das apresentações orais para transferirem os arquivos de suas conferências ao computador da sala, evitando perda de tempo entre uma apresentação e outra. Se o aluno não fizer esse procedimento, o tempo gasto na transferência do arquivo será descontado de sua apresentação. É de responsabilidade do aluno se ater a compatibilidade do vídeo com o aparelho disponível pelo COMUABC.

O DTC não se responsabiliza por incompatibilidade tecnológica entre o arquivo do apresentador e o computador da sala, cabendo ao aluno testá-la com antecedência. Se for necessário, é de responsabilidade do grupo levar MacBook.

O horário e o local destinados às apresentações serão determinados e divulgados pela equipe do DTC e estarão disponíveis no site do COMUABC e nos painéis informativos da FMABC, a partir de 30 de Julho de 2020. Eventuais necessidades de trocas ordem de apresentação deverão ser solicitadas até o dia 17 de agosto de 2020. Não serão permitidas outras mudanças a partir desta data.

O acadêmico apresentador terá (7) minutos para apresentação oral de Vídeo e mais dez (10) minutos para respostas ao questionamento da Banca, totalizando dezessete (17) minutos. Caso haja extensão do tempo estipulado, o aluno não será interrompido, porém, assessores do DTC o informarão do tempo restante e os minutos que ultrapassarem do tempo pré-estabelecido serão critério de desempate, prejudicando a nota final do trabalho. A banca receberá a orientação do tempo limite, entretanto, não será interrompida durante os comentários caso haja extrapolação dos minutos.

Os demais autores não poderão se manifestar durante a apresentação, podendo se juntar ao apresentador durante o questionamento da Banca Examinadora, para com ele responder às questões dirigidas ao grupo. Vale frisar que o professor-orientador não poderá se manifestar em nenhum momento, nem na apresentação, nem frente às perguntas.

Não será permitido que o acadêmico apresentador esteja presente nas avaliações anteriores de sua banca examinadora.

O vídeo apresentado durante o COMUABC deverá ser o mesmo entregue ao DTC no ato da submissão do trabalho.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os principais critérios avaliados no resumo serão:

  • Delineamento de pesquisa adequado aos objetivos
  • Relevância e Originalidade
  • Clareza e pertinência dos objetivos
  • Coerência com a metodologia
  • Descrição dos métodos/procedimentos
  • Descrição clara da população e tamanho da amostra
  • Definição das variáveis em estudo, principalmente de intervenção ou exposição e desfecho
  • Importância para o avanço do conhecimento
  • Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados
  • Tempo original do vídeo
  • Edição enfatizando os tempos principais

Se necessário, serão usados como critérios de desempate os itens “Relevância/Originalidade“ e “Controvérsias” (capacidade de gerar discussão).

 

Os principais critérios avaliados na apresentação oral serão:

  • Uso adequado das ferramentas expositivas escolhidas;
  • O tempo foi usado adequadamente;
  • Clareza na organização e apresentação do tema;
  • Domínio do conteúdo e no questionamento ao final da apresentação, o apresentador apresentou seus argumentos de forma clara e racional;
  • Postura do apresentador e interação com a Banca e com o público.

A escolha dos melhores trabalhos fica a critério da Banca Examinadora, cuja opinião é soberana sobre quaisquer notas numéricas, desde que o trabalho se adeque às normas pré-estabelecidas.

 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

O trabalho será desclassificado se:

  • Conter em qualquer documento submetido (resumo ou trabalho completo) o nome dos autores ou dos orientadores
  • Não for inédito no COMU, ou seja, já tiver sido apresentado em edições passadas do Congresso.

Essa regra se aplica apenas ao COMUABC, isso significa que o trabalho pode ter sido apresentado em outros Congressos antes da data da apresentação no COMU;

  • For apresentado por um aluno que não participou do processo de produção científica do trabalho.

Por exemplo, trabalhos realizados por alunos e apresentados pelos mesmos em outros Congressos, diferentes do COMUABC serão aceitos sem desconto de notas. Porém, aqueles que foram feitos e apresentados por profissionais da área da saúde sem participação de alunos serão julgados pelo Departamento de Trabalhos Científicos e pela Comissão Científica e, assim, serão desclassificados.

  • O mesmo apresentador apresentar mais de 1 trabalho da mesma categoria de (Cirúrgico, Clínico, Epidemiológico, Ciências Sociais e Humanas, Relatos de Caso, Monografia ou Vídeo);
  • Apresentar conteúdo idêntico ao de teses e trabalhos de professores no qual (is) o(s) acadêmico(s) não teve (tiveram) nenhuma participação comprovada na elaboração e desenvolvimento (autoria não-própria);
  • Estiver inscrito na categoria não correspondente e não tiver confirmação de sua adequação;
  • Apresentar um número maior de autores do que o permitido na categoria inscrita;
  • Tiver como apresentador um professor-orientador (só será permitido como apresentador um acadêmico em exercício);
  • Não tiver todos os autores inscritos no COMUABC, inclusive o orientador;
  • Não tiver apresentado a aprovação do Comitê de Ética;
  • O apresentador do trabalho não iniciar sua apresentação no dia e horário especificado pela Diretoria do DTC, portanto atrasos não serão tolerados;
  • Ocorrer qualquer tipo de manifestação dos acadêmicos-autores durante a apresentação do trabalho, só sendo esta permitida, se eles se juntarem ao apresentador no momento do questionamento da Banca Examinadora;
  • É importante relembrar que os membros do DTC não podem ter seu nome em qualquer tipo de trabalho, em qualquer categoria. Se tal situação ocorrer, o trabalho será desclassificado.

Qualquer outro item não explícito acima será avaliado pela Banca Examinadora e pela Comissão Científica auxiliadora do DTC, sendo soberana a opinião da equipe do congresso, sempre baseada no Código de Ética Médica e no Código de Ética do Estudante de Medicina.