Temas Livres – Epidemiológico

NORMAS CATEGORIA EPIDEMIOLÓGICO (ORAL OU PÔSTER)

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

Para submeter um trabalho é obrigatório que todos os seus autores, inclusive os orientadores, estejam inscritos no 45o Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC). As inscrições devem estar validadas mediante o pagamento, o qual deverá anteceder no mínimo três dias úteis a submissão do resumo.

As inscrições de iniciarão no dia 13 de Abril de 2020, às 14:00.

Nesta categoria, serão aceitos resumos escritos de trabalhos que serão apresentados na forma de apresentação oral OU pôster. Os resumos devem ser enviados até a data limite de 20 de Julho de 2020, às 23:59. A aceitação estará condicionada ao julgamento da Comissão Científica e os resultados serão comunicados no site do COMUABC e nas redes sociais a partir de 17 de Agosto de 2020.

  • Prazo de submissão do resumo: 13 de Abril até 20 de Julho.
  • O autor deve estar inscrito no COMUABC até 3 dias antes do prazo final de submissão (17/08).

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Serão aceitos trabalhos com no máximo oito integrantes, sendo todos acadêmicos de medicina em exercício. Além dos integrantes, o trabalho deve apresentar no máximo três orientadores, sendo apenas um orientador e os demais co-orientadores (orientadores podem ser médico, médico residente ou outro profissional da área da saúde).

O aluno pode ser co-autor de ilimitado número de trabalhos dentre todas as categorias. Mas pode apresentar apenas um trabalho na categoria.

Não será permitida a inclusão ou a substituição de qualquer autor do trabalho após sua inscrição.

Para os trabalhos que necessitarem, é obrigatória a aprovação de algum Comitê de Ética em Pesquisa (Humana ou Animal), bem como sua anexação ao envio do trabalho.

A ficha de inscrição está disponível neste site. É necessário informar o nome dos autores, com respectivos CPF, um e-mail e um número de telefone/celular para contato.

A ordem dos nomes deve referir à participação dos autores no trabalho, sendo os primeiros nomes referentes aos acadêmicos, seguidos pelos dos colaboradores e, por fim, orientadores.

A ordem da inscrição dos autores do trabalho no site do COMUABC não está relacionada com a apresentação oral. Por exemplo, o primeiro aluno inscrito não será necessariamente o apresentador.

 

NATUREZA

São trabalhos cujos objetivos visam estudar fatores determinantes na incidência, prevalência ou distribuição de certas doenças em aglomerados humanos. Os resultados obtidos devem servir de suporte a um planejamento, a uma administração ou mesmo a uma avaliação dos Serviços de Saúde.

 

SELEÇÃO DOS RESUMOS

A Comissão Avaliadora do COMUABC irá avaliar TODOS os resumos enviados dentro do prazo especificado no site oficial do Congresso.

Serão selecionados os oito (8) melhores resumos para defesa em Apresentação Oral.

Será verificada pelo Departamento de Trabalhos Científicos a aprovação pelo Comitê de Ética de cada trabalho submetido a primeira fase. Aqueles que não tiverem comprovado a aprovação, serão desclassificados.

Caso o resumo inscrito em algumas das categorias citadas não seja selecionado entre os oito primeiros, ele poderá ainda ser escolhido para defesa sob a forma de pôster. A quantidade de resumos selecionados para esse tipo de apresentação será de no máximo 15 (quinze) pôsteres por categoria.

A Banca Examinadora irá julgar a defesa de cada trabalho, levando em consideração a qualidade do resumo, da apresentação oral, da edição do material e das respostas aos questionamentos.

IMPORTANTE:

Entretanto:

– só haverá apresentação sob a forma oral, se no mínimo três (3) resumos forem inscritos na categoria, a fim de que haja trabalhos suficientes para ocuparem os três primeiros lugares da premiação. Caso contrário, esses trabalhos não serão selecionados para nenhuma forma de apresentação.

– só haverá apresentação sob a forma de pôster, se houver no mínimo três (3) trabalhos para serem apresentados em certa categoria.

Exemplo: submissão de 10 resumos de certa categoria, dez serão apresentados sob a forma oral; submissão de 11 resumos de certa categoria, 8 serão apresentados sob forma oral e 3 sob forma de pôster

A forma como o resumo deverá ser apresentado será determinada exclusivamente pela Comissão Científica do COMUABC e será divulgada no site oficial do congresso no dia 08 de Junho de 2020.

 

ENVIO DE MATERIAL

O trabalho deverá ser submetido no site do COMUABC no formato pdf, respeitando as normas da língua portuguesa e seguindo estrutura e formatação mencionadas acima.

Vale ressaltar que NENHUM MATERIAL DEVE CONTER IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DO GRUPO.

O material deverá ser submetido no site do COMUABC em duas fases:

  • PRIMEIRA FASE: envio do RESUMO entre os dias 13 de Abril de 2020 e 20 de Julho de 2020, até as 23:59.

Se o trabalho for aprovado, deverá ser submetido novamente.

  • SEGUNDA FASE:
  1. Se o trabalho for aceito na forma de apresentação oral: deve-se enviar o TRABALHO COMPLETO (como o que está descrito no item “Estrutura do Trabalho Completo – oral” a seguir) entre os dias 17 de Agosto de 2020 e 18 de Setembro de 2020, até as 17 horas.
  2. Se o trabalho for aceito na forma de apresentação em pôster: deve ser enviado o CONTEÚDO QUE IRÁ SER ESCRITO NO PÔSTER, podendo conter gráficos e tabelas, (como o que está descrito no item “Confecção do pôster – Estrutura Geral) entre os dias 07 de Junho de 2020 e 08 de Julho de 2020, até as 17 horas.

 

ESTRUTURA DO RESUMO/ABSTRACT

Os resumos devem ser enviados exclusivamente pelo site oficial do COMUABC, devendo ser inscritos em suas respectivas categorias e preenchidas todas as informações requisitadas na página de inscrição, cada uma em seu espaço específico, inclusive o Título, Título em inglês, Resumo (2400 caracteres, incluindo espaços, apenas em Português), Palavras-Chave (quantidade limite de quatro), Abstract (2400 caracteres, incluindo espaços), Keywords (palavras-chave em inglês). Caso ultrapasse o limite de caracteres, o texto é interrompido pelo programa do site e a compreensão do resumo por parte dos avaliadores estará prejudicada. É responsabilidade do aluno confirmar a estrutura do resumo enviado.

O texto deve ser digitado de forma contínua (sem parágrafos), contendo no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços, os quais devem ser redigidos respeitando-se as seguintes exigências:

  • O Título (no máximo 200 caracteres, incluindo espaços) é obrigatório e terá um local específico para escrevê-lo, não podendo ser alterado após a data limite;
  • Não será permitida a utilização de gráficos, tabelas ou imagens.

 

O resumo deverá ser objetivo, conciso e dividido em:

  • INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADO, DISCUSSÃO E CONCLUSÃO.

As PALAVRAS-CHAVE ou DESCRITORES devem ser inclusos no local delimitado na quantidade limite de quatro. As palavras-chave caracterizam o seu artigo e permitem que ele seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o artigo. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na Web um artigo semelhante ao seu.

Há dois catálogos para a escolha dos termos: um nacional, o Descritores em Ciências da Saúde-DeCS (http://decs.bvs.br) e um internacional, o Medical Subject Heading-MeSH (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).

O Abstract, versão do Resumo em inglês, deve vir em seguida e intitulado, com no máximo 2400 caracteres, incluindo espaços. Por uma questão de coerência, ele deve possuir tamanho e significado compatíveis com o resumo. Não pode haver divergência entre eles. Além disso, o abstract não deve ser apenas uma tradução literal ou convencional do resumo, mas sim uma tradução científica, com a tradução precisa dos termos e expressões técnicas.

Os descritores devem ser referidos aqui como KEYWORDS, também traduzidos cientificamente e no limite de quatro.

É proibida a identificação dos autores em qualquer parte do resumo. Qualquer tipo de identificação levará o trabalho à desclassificação.

Observação: os NOMES DOS AUTORES E ORIENTADORES em sua ordem e o TÍTULO do trabalho não poderão ser alterados. Esses dados deverão ser preenchidos no momento da submissão. Caso o trabalho seja aprovado para a segunda fase, os campos para tais dados já estarão completos com o que foi escrito na primeira fase. Sendo assim, eventuais erros devem ser comunicados à equipe do DTC para que sejam corrigidos antes do envio dos resumos à Revista do COMUABC.

 

ESTRUTURA DO TRABALHO COMPLETO – ORAL

Os trabalhos devem ser submetidos como um pdf, com no máximo 20 páginas, respeitando as regras da língua portuguesa.

A estrutura geral compreende os seguintes elementos:

  • CAPA: elemento obrigatório, onde certas informações devem ser transcritas na seguinte ordem: Nome da Instituição, Título (e subtítulo, se houver), Local (cidade) da Instituição onde será apresentado, Ano de Término.
  • FOLHA DE ROSTO: praticamente uma cópia da Capa. A diferença é que ela traz algumas informações obrigatórias que a capa não demanda. Há descrições mais detalhadas na folha de rosto. É o caso da natureza do trabalho.
    Trata-se de um texto breve em que conste:
    → Tipo da apresentação (tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso),
    → Objetivo da realização (obtenção de grau; aprovação em disciplina determinada; exploração do assunto)

Observação:

OS NOMES DOS AUTORES, ORIENTADORES E DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NÃO DEVEM CONSTAR EM QUALQUER PARTE DO ARQUIVO

  • ERRATA: é um elemento opcional, contendo lista de folhas e/ou linhas em que ocorreram erros detectados após a impressão, seguida das devidas correções.
  • DEDICATÓRIA (opcional)
  • AGRADECIMENTOS (opcional)
  • EPÍGRAFE (opcional)
  • RESUMO EM PORTUGUÊS: elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetiva, não ultrapassando 2400 caracteres (incluindo os espaços), seguido das palavras-chave ou descritores (palavras representativas do conteúdo do trabalho)
  • RESUMO EM INGLÊS (Abstract): elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em português, digitado em folha separada e também seguido pelas palavras-chave ou descritores, na língua.
  • LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS: elemento opcional, no qual retrata-se em ordem alfabética as abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das respectivas palavras ou expressões correspondentes.
  • INTRODUÇÃO: apresentação sucinta e objetivo do trabalho, fornecendo informações a respeito de sua natureza, importância e método de elaboração. Nesse tópico, deve-se delimitar o assunto tratado, bem como seus objetivos de pesquisa e outros elementos necessários que caracterizem o tema do trabalho.
  • DESENVOLVIMENTO: parte inicial do texto, onde deve ser escrita com detalhes toda a pesquisa realizada, incluindo como ela foi desenvolvida, onde, em que período de tempo, com que tipo de material, enfim, tudo o que diz respeito à pesquisa que foi realizada.
  • RESULTADOS: dados encontrados após a realização da pesquisa científica de acordo com as fontes bibliográficas presentes em “REFERÊNCIAS”
  • DISCUSSÃO: consiste em realçar e relacionar os achados mais importantes e os conhecimentos desvendados pela pesquisa realizada.
  • CONCLUSÃO: encerramento do trabalho, em que se deve capitular sinteticamente os resultados obtidos na pesquisa, ao mesmo tempo em que o ponto de vista do(s) autor(es) esteja sendo relatado. O alcance final dos resultados obtidos deve ser explícito, assim como se pode destacar ou sugerir a necessidade de se considerar uma continuação da pesquisa com trabalhos semelhantes.
  • REFERÊNCIAS: Elemento obrigatório, em que se registra o conjunto padronizado dos elementos descritivos retirados de um documento, permitindo sua identificação individual. Para formatação das referências, siga as regras da ABNT.

REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

GERAL:

Recomenda-se a digitação com o texto de letra Arial tamanho 12 (Microsoft Office Word®) em cor preta para todo o texto com exceção de citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas, que devem ser digitadas em tamanho menor e padronizadas entre si. Além disso as ilustrações podem ser coloridas.

 

MARGEM:

As folhas devem apresentar margem superior esquerda de 3 (três) centímetros, e inferior e direita de 2 (dois) centímetros.

 

ESPAÇAMENTO: Espaçamento entre linhas 1,5 centímetros para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para:

  • Citações diretas (mais de 3 linhas)
  • Notas de rodapé
  • Legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas)
  • Referências bibliográficas

Os títulos das seções devem começar na parte superior da folha e ser separados do texto que o sucede da mesma forma que os títulos das subseções devem ser separados do texto que os sucede, isto é, por dois espaços 1,5 entrelinhas.

 

PAGINAÇÃO:

Todas as folhas do trabalho, a partir da Folha de Rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas somente numeradas a partir da primeira do folha da parte textual. A numeração deve ser feita com números arábicos, no canto superior direito da folha a 2 (dois) centímetros a partir da borda superior, ficando o último algarismo a 2 (dois) centímetros da borda direita da folha. Se houver Apêndices e/ou Anexos, suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua, com sua paginação dando sequência a do texto principal.

 

ILUSTRAÇÕES E TABELAS:

Qualquer que seja o tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, entre outros) sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra designative (“figura”, “imagem”, “gráfico”, etc), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos do respectivos título ou legenda explicativa de forma objetiva e breve (dispensando consulta ao texto) e da fonte. As mesmas exigências se aplicam às tabelas.

 

APRESENTAÇÃO ORAL

A apresentação dos trabalhos seguirá a ordem alfabética. Caso o grupo precise alterar sua posição na ordem de apresentação, ele deve informar os coordenadores gerais do DTC até o dia 19 de outubro de 2020. Não serão feitas mudanças requisitadas após essa data.

Os autores dos trabalhos selecionados deverão comparecer à sala de apresentação com vinte minutos de antecedência ao horário de início das apresentações orais para transferirem os arquivos de suas conferências ao computador da sala, evitando perda de tempo entre uma apresentação e outra. Se o aluno não fizer esse procedimento, o tempo gasto na transferência do arquivo será descontado de sua apresentação. É de responsabilidade do aluno se ater a compatibilidade do vídeo com o aparelho disponível pelo COMUABC

O DTC não se responsabiliza por incompatibilidade tecnológica entre o arquivo do apresentador e o computador da sala, cabendo ao aluno testá-la com antecedência. Se for necessário, é de responsabilidade do grupo levar MacBook.

O acadêmico apresentador, de preferência sendo o autor principal do trabalho, terá dez (10) minutos para apresentação oral e mais quinze (15) minutos para respostas ao questionamento da Banca, totalizando vinte e cinco (25) minutos. Caso haja extensão do tempo estipulado, o aluno não será interrompido, porém, assessores do DTC o informarão do tempo restante e os minutos que ultrapassarem do tempo pré-estabelecido serão critério de desempate, prejudicando a nota final do trabalho. A banca receberá a orientação do tempo limite, entretanto, não será interrompida durante os comentários caso haja extrapolação dos minutos.

Os demais autores não poderão se manifestar durante a apresentação, podendo se juntar ao apresentador durante o questionamento da Banca Examinadora, para com ele responder às questões dirigidas ao grupo. Vale frisar que o professor-orientador não poderá se manifestar em nenhum momento, nem na apresentação, nem frente às perguntas.

Não será permitido que o acadêmico apresentador esteja presente nas avaliações anteriores de sua banca examinadora.

 

CONFECÇÃO DO PÔSTERESTRUTURA GERAL:

O material para exposição deve ter no máximo as seguintes dimensões: 1,00 metro de largura e 1,20 metros de comprimento, caracterizando um pôster de posicionamento vertical.

Os autores devem estar cientes de que nomes/símbolos de grupos participantes, disciplinas ou departamentos, ligas ou sociedades acadêmicas, hospitais ou serviços de saúde envolvidos ficarão expostos no conteúdo do pôster, devendo-se comunicar os referidos setores.

O conteúdo do pôster, tanto a escrita quanto tabelas, gráficos e imagens devem ter qualidade e tamanho suficientes para serem vistos com fácil entendimento a cerca de 3 metros do mesmo, cabendo aos autores a escolha do tamanho da fonte, a qual deve ser do tipo Arial (Microsoft Office Word®).

O título do trabalho deve estar localizado na parte mais superior do pôster e centralizado, estando todo em negrito e letra maiúscula. O início de cada subdivisão (ver abaixo) deve estar em destaque em relação ao texto que a segue (aconselhando-se utilizar negrito e maiúsculo). A disposição das figuras, tabelas e textos fica a critério dos autores, sendo que tabelas e figuras devem possuir legenda.

Não será permitido jogo de luzes ou qualquer outro artefato de iluminação sobre a superfície dos pôsteres, bem como o uso de auto-relevo ou estruturas animadas.

Deve-se respeitar a seguinte estruturação:

INTRODUÇÃO: deve relatar de forma clara e objetiva a atual situação do problema a ser questionado ou investigado, devendo-se utilizar referências bibliográficas recentes e/ou dados estatísticos atuais, visando justificar o porquê da escolha do respectivo tema.

RELATO DO CASO: deve expor informações referentes a um único paciente, destacando os principais dados da anamnese, exame físico, exames complementares, tratamento e condutas, evolução ou outras informações que os autores julgarem importantes.

DISCUSSÃO: deve finalizar a documentação do relato, esclarecendo a raridade do caso e/ou alguma peculiaridade do mesmo, seja na apresentação clínica ou na conduta terapêutica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: devem ser colocadas ao final do trabalho, obrigatoriamente.

 

ENTREGA DOS PÔSTERES:

A entrega dos pôsteres deverá ser feita de 10 a 14 de agosto e no dia 17 de agosto, de acordo com os plantões organizados pelo DTC, no Prédio Central.

Cabe ressaltar que esse horário será seguido IMPRETERIVELMENTE, portanto os pôsteres devem estar confeccionados antes desta data para que possam ser fixados. No período de fixação dos pôsteres a equipe do DTC estará presente no local para eventuais dúvidas.

Os pôsteres expostos passarão por outro critério de exclusão, realizado pela equipe do DTC no momento da fixação dos pôsteres, não permitindo a exposição dos que estiverem fora das normas deste Regulamento. Ou seja, as normas desse regulamento serão levadas em consideração como critérios de exclusão na pré-seleção dos resumos (realizada pela Comissão Científica) e na defesa do mesmo (pela Banca Examinadora).

Os autores deverão retirar os pôsteres na sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, das 14:00 às 18:00 e nos dias estabelecidos pelo DTC após a semana do Congresso. Após os prazos estipulados, o material será destinado à reciclagem.

 

APRESENTAÇÃO EM PÔSTER:

A apresentação dos trabalhos seguirá a ordem alfabética.
Relembrando: Caso o grupo precise alterar sua posição na ordem de apresentação, ele deve informar os coordenadores gerais do DTC até 17 de agosto de 2020.

Os autores dos trabalhos selecionados deverão comparecer ao local de exposição no horário pré-determinado pela equipe do COMUABC com 20 minutos de antecedência para confirmar a defesa do pôster perante a equipe do DTC. Caso pelo menos um autor não se apresentar com antecedência, o pôster será retirado da exposição e perderá a chance de defesa e apresentação.

O apresentador, que deverá ser obrigatoriamente um autor-acadêmico, terá até cinco (5:00) para a apresentação oral de seu trabalho e outros sete (7:00) minutos para responder ao questionamento da Banca. Caso a Banca Examinadora extrapole o tempo pré-determinado para as perguntas, não será descontada nota do aluno apresentador.

Os demais autores não poderão se manifestar durante a apresentação, podendo se juntar ao apresentador durante o questionamento da Banca, para com ele responder as questões dirigidas ao grupo. Vale frisar que o professor-orientador não poderá se manifestar em nenhum momento, nem na apresentação, nem frente às perguntas, podendo se juntar ao grupo nesse último momento.

Fica proibido o uso de qualquer outro material durante a apresentação que não seja o próprio pôster.

Os demais congressistas presentes no local de exposição poderão acompanhar a defesa dos pôsteres, não podendo realizar qualquer tipo de manifestação.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os principais critérios avaliados no trabalho escrito serão:

  • Delineamento de pesquisa adequado aos objetivos
  • Relevância e Originalidade
  • Clareza e pertinência dos objetivos
  • Coerência com a metodologia
  • Descrição dos métodos/procedimentos
  • Análise estatística adequada ao delineamento
  • Descrição clara da população e tamanho da amostra
  • Definição das variáveis em estudo, principalmente de intervenção ou exposição e desfecho
  • Importância para o avanço do conhecimento
  • Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados

Se necessário, serão usados como critérios de desempate os dois primeiros itens respectivamente. Exceto para a categoria Ciências Sociais e Humanas, na qual os critérios de seleção serão: Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

Os principais critérios avaliados na apresentação oral serão:

  • Uso adequado das ferramentas expositivas escolhidas;
  • O tempo foi usado adequadamente;
  • Clareza na organização e apresentação do tema;
  • Domínio do conteúdo e no questionamento ao final da apresentação, o apresentador apresentou seus argumentos de forma clara e racional;
  • Postura do apresentador e interação com a Banca e com o público.

A escolha dos melhores trabalhos fica a critério da Banca Examinadora, cuja opinião é soberana sobre quaisquer notas numéricas, desde que o trabalho se adeque às normas pré-estabelecidas.

 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

O trabalho será desclassificado se:

  • Conter em qualquer documento submetido (resumo ou trabalho completo) o nome dos autores ou dos orientadores
  • Não for inédito no COMU, ou seja, já tiver sido apresentado em edições passadas do Congresso.

Essa regra se aplica apenas ao COMUABC, isso significa que o trabalho pode ter sido apresentado em outros Congressos antes da data da apresentação no COMU;

  • For apresentado por um aluno que não participou do processo de produção científica do trabalho.

Por exemplo, trabalhos realizados por alunos e apresentados pelos mesmos em outros Congressos, diferentes do COMUABC serão aceitos sem desconto de notas. Porém, aqueles que foram feitos e apresentados por profissionais da área da saúde sem participação de alunos serão julgados pelo Departamento de Trabalhos Científicos e pela Comissão Científica e, assim, serão desclassificados.

  • O mesmo apresentador apresentar mais de 1 trabalho da mesma categoria de (Cirúrgico, Clínico, Epidemiológico, Ciências Sociais e Humanas, Relatos de Caso, Monografia ou Vídeo);
  • Apresentar conteúdo idêntico ao de teses e trabalhos de professores no qual (is) o(s) acadêmico(s) não teve (tiveram) nenhuma participação comprovada na elaboração e desenvolvimento (autoria não-própria);
  • Estiver inscrito na categoria não correspondente e não tiver confirmação de sua adequação;
  • Apresentar um número maior de autores do que o permitido na categoria inscrita;
  • Tiver como apresentador um professor-orientador (só será permitido como apresentador um acadêmico em exercício);
  • Não tiver todos os autores inscritos no COMUABC, inclusive o orientador;
  • Não tiver apresentado a aprovação do Comitê de Ética;
  • O apresentador do trabalho não iniciar sua apresentação no dia e horário especificado pela Diretoria do DTC, portanto atrasos não serão tolerados;
  • Ocorrer qualquer tipo de manifestação dos acadêmicos-autores durante a apresentação do trabalho, só sendo esta permitida, se eles se juntarem ao apresentador no momento do questionamento da Banca Examinadora;
  • É importante relembrar que os membros do DTC não podem ter seu nome em qualquer tipo de trabalho, em qualquer categoria. Se tal situação ocorrer, o trabalho será desclassificado.

 

Qualquer outro item não explícito acima será avaliado pela Banca Examinadora e pela Comissão Científica auxiliadora do DTC, sendo soberana a opinião da equipe do congresso, sempre baseada no Código de Ética Médica e no Código de Ética do Estudante de Medicina.